Com debate, autora lança O Brasil como destino dia 20 no Centro da Cultura Judaica

Notícia
Notícias
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Com sessão de autógrafos e debate sobre o tema do livro, a ex-senadora da República e socióloga Eva Blay apresenta dia 20, quinta, sua mais recente obra, O Brasil como destino, que a Editora Unesp acaba de publicar. Do debate, participa o professor Moacir Amâncio. O lançamento acontece no Centro da Cultura Judaica, a partir das 20h. 

No livro, Blay busca preencher lacunas sobre a história de imigração judaica: de onde vieram os judeus que escolheram o Brasil como destino? Como e onde viviam anteriormente? Por que vieram?

A obra mostra que os imigrantes judeus começaram a desembarcar no Brasil já no início do século 16, num movimento que prosseguiria até as primeiras décadas do século 20. A historiografia brasileira, porém, ignora sua existência: não há vestígios desses imigrantes nos livros escolares ou nos compêndios universitários. O livro propõe-se resgatar essa longa trajetória, por meio de informações de pesquisa histórica e, de forma pouco usual, entrevistas com judeus que vivem no país. Também reproduz relatos de imigrantes provenientes de 17 países – a maioria da Europa Ocidental – e de diferentes classes sociais, questionando o estereótipo do judeu rico e bem sucedido. 

Para mais informações sobre a obra, acesse http://bit.ly/1e9Kdmj 
Para conferir um trecho do livro, acesse http://bit.ly/1iOZvBJ

Lançamento do livro O Brasil como destino
20 de fevereiro de 2014, 20h. 
Endereço: Centro da Cultura Judaica – Rua Oscar Freire, 2500. (Estação Sumaré do metrô) – Cafeteria. 
Entrada gratuita (Contribua voluntariamente com 1 kg de alimento não perecível)